Bem vindos!

Espero que esse lugar possa lhe ajudar! Deixe suas críticas e sugestões!

Matérias

Vídeo aulas comentadas de diversas matérias num só clique!

Redes Sociais

Estamos nas diversas redes sociais! Compartilhe!
 

Fatos importantes sobre os quadrinhos que você deve saber antes de trabalhar com os alunos!

terça-feira, 14 de julho de 2020

Fatos importantes que marcaram a história dos quadrinhos brasileiros
De "Nhô Quim" a "Turma da Mônica", conheça quais foram os principais momentos do mercado nacional de HQs e como ele foi se reinventando até a era digital.
 

10 fatos importantes que marcaram a história dos quadrinhos brasileiros. Acima: gibi de 1944
 (Foto: Komic-Kazi/Flickr)


Produzidos no Brasil desde o século 19, os quadrinhos sempre tiveram um grande importância e influência na cultura brasileira. Apesar disso, apenas recentemente eles foram reconhecidos como parte relevante do mercado editorial pelo Prêmio Jabuti. Saiba quais foram os momentos mais marcantes para a indústria de histórias em quadrinhos brasileira, uma das principais responsáveis pelo incentivo à leitura no país.
1869
 As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte (Foto: Wikimedia Commons)


Considerada a primeira HQ do Brasil, As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte, de Angelo Agostini, conta a jornada de um caipira que se muda para a cidade.
1905
 
Memórias d'O Tico-Tico - Juquinha, Giby e Miss Shocking (Foto: Divulgação)


O jornalista Bartolomeu de Souza e Silva cria O Tico Tico, primeira revista brasileira dedicada a publicar somente histórias em quadrinhos. Com várias narrativas, a publicação circulou até 1977.

1934
Com a criação da revista Suplemento Juvenil, os leitores brasileiros têm a oportunidade de conhecer personagens famosos nos Estados Unidos, como Flash Gordon, Tarzan e Dick Tracy.
SAIBA MAIS
Como as histórias em quadrinhos surgiram e se tornaram tão populares
Livro reúne ilustrações e curiosidades sobre super-heróis brasileiros
1964

 Millôr Fernandes (Foto: Cynthia Brito/Wikimedia Commons)


Pouco depois de ser demitido do jornal O Cruzeiro e um mês após o golpe militar, Millôr Fernandes transforma sua coluna Pif-Paf em uma revista de crítica e humor que mistura ilustrações, tirinhas e textos.
1967
A Rede Bandeirantes adquire os direitos de exibição de The Marvel Super Heroes e faz parceria com a editora Ebal, que lança quadrinhos dos heróis Capitão América, Hulk, Thor e Homem de Ferro.
1970
                                                     Primeira edição da revista da Turma da Mônica (Foto: Divulgação)

Durante os anos 1960, Mauricio de Sousa publica tirinhas de personagens como Cebolinha, Cascão e Mônica. Em 1970, lança a primeira revista da Turma da Mônica — que hoje tem HQs, produtos e filmes.


0 comentários:

Postar um comentário